Gears of War é uma franquia de jogos de ação e tiro em terceira pessoa criada pela Epic Games, em seguida ela foi adquirida pela Microsoft Studios e, a partir daí, passou a ser desenvolvida pela The Coalition. Consiste em quatro jogos de renome, todos exclusivos para Xbox 360, que são eles: Gears of War, Gears of War 2, Gears of War 3 e Gears of War: Judgement. Na conferência da E3 2015, foram revelados dois jogos para a franquia: Gears of War: Ultimate Edition e Gears of War 4.

Gears of War: Ultimate Edition

Remasterização do primeiro Gears, Gears of War: Ultimate Edition traz a nostalgia de, na minha opinião, um dos carros-fortes do Xbox 360. Após algumas especulações de que isto ocorreria após a publicação de um tweet de Phil Spencer, diretor do Xbox, foi confirmado na conferência da Microsoft da E3 que era verdade: Gears 1 estava renascendo das cinzas.

Ok, e o que tem de mais?

Segundo o site Siliconera, segue abaixo a lista de tudo o que você pode esperar de novo nessa versão otimizada:

  • Cutscenes, texturas e gráficos melhorados rodando a 1080p;
  • Versão de PC poderá ser jogada a uma resolução de 4K e com suporte ao DirectX 12, assim como uma taxa de atualização de frames por segundo ilimitada;
  • Adaptado para Dolby 7.1 Surround;
  • 90 minutos (5 capítulos) de conteúdo novo para o modo campanha do jogo original;
  • Todos aqueles que comprarem a versão Ultimate Edition poderão participar do multiplayer beta de Gears of War 4;
  • Novos achievements para Xbox LIVE;
  • Galeria com esquetes e comics disponíveis para destravamento;

Modo multiplayer novo e otimizado:

  • 60 frames por segundo;
  • Servers dedicados;
  • Seleção de players por habilidades;
  • Novos tipos de jogos: “Team Fight”, “King of the Hill” (no estilo Gears of War 3) e o novo 2 2 Destrcution “Gnasherom.”

Além disso tudo, contaremos com: 19 cartas, incluindo conteúdo de download cartas exclusivas para a versão de PC, a habilidade de ganhar acesso aos 17 personagens dos jogos multiplayer de Gears of War 3 e novos recursos que correspondem às configurações, incluindo a escolha de parâmetros da carga ativa, renovação, renascimento e do surgimento de armas independentes.

Gameplay com movimentos mais fluidos e sistema de gerenciamento atualizado:

  • Sistema de controle alternativo e um novo esquema de controle;
  • Todos os parâmetros de controle adaptados para Xbox One;
  • Características adicionadas de Gears of War 3: marcar alvos inimigos, uso do dispositivo no modo multiplayer, configurações de sensibilidade melhoradas;
  • Totalmente adaptado ao novo controle Elite de Xbox One.

Confira abaixo um vídeo mostrando as diferenças gráficas de Gears of War entre as versões de Xbox 360 e Xbox One:

Plataformas

Gears of Wars: Ultimate Edition foi primeiramente anunciado para Xbox One na conferência da Microsoft na E3, com lançamento revisto para 25 de agosto de 2015, data de aniversário de 9 anos da franquia. Logo em seguida, na PC Gaming Show, última conferência da E3, foi revelado que a versão remasterizada também será lançada para PC, porém sem data prevista. Lembrando que todos os jogadores com LIVE Gold do Xbox One podem jogar a versão beta.

Gears of War 4

Continuando na mesma vibe de novidades da franquia, a Microsoft chegou com tudo anunciado Gears of War 4, dando continuidade a saga após os acontecimentos de Gears 3. Em entrevista ao G1, Rod Fergusson, chefe da The Coalition, disse que a Ultimate Edition foi um treinamento para fazer o 4, uma vez que, como já foi dito, esse é realmente o primeiro jogo que o estúdio está fazendo após a Microsoft comprar os direitos de GoW da Epic Games.

Voltando às raízes

Uma coisa que se nota na franquia de Gears é o medo do desconhecido no primeiro jogo, a tensão de esperar que tipo de inimigo aparecerá em meio a escuridão. Nos games seguintes, pouco a pouco esse suspense vai se apagando já que o jogador sabe mais ou menos o que ele está enfrentando e a manha de como enfrentar tais monstros. Fergusson comentou que a ideia de Gears 4 é retornar a esse clima de pesadelo, com novos inimigos em meio ao mistério e a escuridão, voltando ao suspense.

Confira abaixo o trailer que foi passado na E3 2015 de Gears 4, com características que Fergusson citou:

Elementos do gameplay e LAN support

Através do trailer, dá para perceber que o jogo está inquestionavelmente melhor que seus antecessores, porém parece não apresentar nada de muito novo, pelo menos na tela de ação. Dois novos personagens aparecem (Kate é a soldada, segundo Fergusson, enquanto o outro ainda é desconhecido), monstros muito “bonitinhos” nunca antes vistos dão as caras e características como o a forma de correr dos antigos GoWs, armas já conhecidas como a Gnasher Shotgun, Snub Pistol e Lancer são os elementos desse novo trailer.

Outro fator importante que não podemos esquecer é o fato do game poder ter LAN support. LAN support é um sistema onde os jogadores poderão jogar multiplayer local com consoles diferentes.

“Jogadores competitivos querem poder ter a possibilidade de irem a um salão de festas de hotel e ter um evento, e a LAN support é uma parte importante disso, então nós insistimos nisso e temos essa expectativa.”

A possibilidade da Microsoft permitir a inclusão dessa característica no Gears 4 faz com que a The Coalition continue a insistir na ideia.

“É por isso que nós realmente valorizamos os jogadores competitivos, e torneios em casa, esse tipo de coisa—e a LAN é um aspecto críticos deles,” ele adiciona. “Nós estamos tentando deixar tudo mais fácil para esses eventos competitivos.”

Gears of War 4 tem previsão para ser lançado no quatro trimestre de 2016 exclusivamente para Xbox One.