Finalmente, depois de muita espera e muita vergonha alheia (sim Persona 4: Dancing All Night, estou olhando para você), eis que enfim temos algo significativo de Persona 5. A Atlus revelou um novo trailer que você pode, e deve, assistir abaixo:

Eu, como um fã da série, devo ter assistido esse trailer algumas dezenas de vezes e resolvi criar esse artigo para literalmente dissecar o trailer, frame por frame, e tentar extrair o máximo de informação possível deste que, pra mim, tem tudo pra ser um dos melhores títulos do ano.

Persona 5

Além do novo lado do MC (Main Character, que é como os fãs costumam chamar o personagem principal da série) no trailer, que resolve sair bancando o Tuxedo Mask para cometer furtos, somos apresentados à três dos novos protagonistas:

Ryuji Sakamoto é o garoto que parece desempenhar o papel de “melhor amigo” do MC, semelhante aos memoráveis Junpei Iori de Persona 3 e Yosuke Hanamura de Persona 4.

Anne Takamaki é a garota com sobrenome Finlandês, o que pode significar que Anne seja estrangeira, que parece ter herdado o jeito alegre da Rise Kujikawa, de Persona 4.

E por fim temos Morgana, uma gata que parece possuir habilidades de transformação. Detalhe para o “Persona” e os nomes dos sete pecados capitais que aparecem em sua apresentação, seria ela uma Persona com capacidade de viver independentemente? Qual relação ela tem com os pecados capitais? Bom, pelo menos agora sabemos quem ocupa o posto de mascote do time.

Persona 5

Menus! Com a presença de alguns menus no trailer, podemos ver que os personagens poderão usar uma arma física e uma arma de fogo, relembrando os primeiros jogos da série.

Há também o “Cooperation” que pode muito bem ser um novo nome para os já conhecidos Social Links, que apesar de não estarem presentes no trailer, deverão aparecer no game.

Outros dois personagens aparecem brevemente nos menus de loja, onde temos Takemi Tae que cuida de uma clinica médica, e Munehisa Iwai que administra uma loja militar.

Persona 5

O que mais roubou a atenção de todos no trailer foram as novas habilidades do MC durante a exploração de dungeons. Enquanto no primeiro jogo tínhamos que atravessar corredores e mais corredores com uma câmera em primeira pessoa, os jogos seguintes inovaram em trazer uma exploração em terceira pessoa, mas falhavam na diversificação de cenários, tendo como o maior exemplo Tartarus, a dungeon principal de Persona 3 que era enorme e possuía andares praticamente idênticos. Persona 4 mudou isso, trazendo dungeons menores e com mais diversidade visual.

E agora teremos Persona 5, com um MC capaz de pular e ser stealth como um ninja. Resta saber como isso vai ser incrementado na exploração de cenários e vamos torcer para que não seja tudo automático.

Persona 5

Batalhas! Os bons e velhos All-Out Attacks estarão de volta e prometem fazer um estrago, e como é de costume, cada um dos personagens terão armas distintas: O MC terá facas e pistolas em seu arsenal, Ryuji se baseará na força bruta usando clavas e shotguns, Anne usará chicotes e metralhadores e por fim temos Morgana usando espadas e estilingues.

Um detalhe interessante é que os personagens aparecem enfrentando Personas! Podemos ver claramente dois Sandman e um Pyro Jack sofrendo nas mãos dos protagonistas. Isso significa que os Personas serão retratados de forma diferente do que visto nos outros jogos da série? Isso explicaria a “Morgana Persona”. Só nos resta aguardar por novas informações.

Persona 5

Colegiais salvando o mundo é um tema sempre presente na franquia, em Persona 5 não vai ser diferente. Apesar de ainda ser desconhecida, há alguma ameaça misteriosa na cidade onde o jogo se passa.

No trailer vemos um maquinista, que já viu dia melhores, descarrilhando um trem/metro. Ele parece estar sendo controlado, ou até mesmo possuído. Se for esse mesmo o caso, seria uma possível ligação com o slogan do novo título da série: “You are slave. Want emancipation?

Persona 5

Presente desde o primeiro jogo da série lançado em 1996, Velvet Room e seu mestre Igor estão de volta, e junto com as constantes, vem as variáveis: Em cada título da série temos “habitantes” diferentes que servem como assistentes do misterioso Igor, em Persona 5 teremos duas jovens irmãs gêmeas que usam tapa-olho e uniformes de guardas de prisão, que por sinal, é o cenário do novo Velvet Room.

Em determinada parte do trailer é possível ver o MC atrás de grades, acorrentado e usando uma clássica roupa de presidiário. Outra clara referencia a frase recorrente do jogo.

Persona 5

E bem no final do trailer ainda temos uma cena onde o MC parece se transformar em um Persona, o que me rendeu um excelente avatar pro Twitter.

Persona 5 será lançado para PlayStation 3 e PlayStation 4 ainda esse ano no Japão. Infelizmente ainda não há uma data para o lançamento ocidental.