Diálogos excluídos de Ico ressurgem e oferecem um novo olhar sobre o jogo

Clássico de aventura e fantasia de Fumito Ueda lançado originalmente para PS2, Ico aparentemente possuía muito mais diálogos do que pudemos observar quando o jogo foi lançado.

Alguns fãs do The Cutting Room Floor se dedicaram a minerar os arquivos do jogo e descobriram que 77 das 115 linhas do script original não foram utilizadas. De posse de tais arquivos, Aria Tanner, tradutora de The Legend of Zelda: The Hyrule Historia, liberou na internet a sua tradução dos diálogos omitidos.

Em sua publicação, Tanner se dedica a analisar cada uma das falas recém-descobertas e também oferece interpretações desse novo texto e sua possível relação com os diálogos presentes na versão lançada do game.

As partes mais relevantes dizem respeito aos diálogos entre Yorda e a Rainha. Em um deles, Yorda chega a dizer a ela: “você não é minha mãe!”. No entanto, não fica claro se tal fala seria motivada apenas pelo calor da discussão ou por algum outro fator que não conhecemos. Outro trecho, porém, parece reafirmar o grau de parentesco das duas, já que em uma das linhas omitidas a Rainha enfatiza à Yorda que ela seria sua “única herdeira”.

Em um outro momento, em uma das cenas do terceiro ato do jogo (linhas 52-74), vemos a Rainha revelar seus sentimentos por Yorda:

“Eu realmente não desejo te ferir… Você sempre esteve em primeiro lugar nos meus pensamentos”.

Um pouco mais tarde, Yorda responde:

“Eu irei viver da maneira que desejo. Mesmo que eu tenha que pagar por isso com minha vida. É muito melhor do que sobreviver às custas dos sacrifícios de pessoas inocentes”.

As discussões entre as duas continuam e giram em torno das escolhas de Yorda a respeito de sua própria vida e também sobre a amizade da garota com Ico, que seria uma má influência aos olhos da Rainha (e conseguimos entender bem o porquê ao longo do jogo). Ainda há algumas outras linhas realmente dispensáveis, ditas por Ico basicamente para encorajar Yorda a seguir em frente durante a fuga dos dois.

A análise completa de Tanner sobre cada uma das novas linhas reveladas está disponível em inglês.

Ico foi o primeiro jogo do diretor Fumito Ueda, também responsável por Shadow of the Colossus. Originalmente concebido em 1997, seu processo de criação foi inteiramente focado em retirar de cena qualquer aspecto desnecessário à história que Ueda pretendia contar. Por isso, ao invés de se esforçar para adicionar mais e mais conteúdo, a equipe de desenvolvimento se concentrou em suprimir elementos que distraíam o jogador e reduziam o senso de realismo do enredo apresentado. É por tal razão que o jogo praticamente não possui interface, apresenta apenas uma classe de inimigos e foca inteiramente na tentativa dos protagonistas de escapar do castelo. Possivelmente pelo mesmos motivos o roteiro sofreu tantos cortes até chegar à versão que conhecemos.