Em meados de junho deste ano, a Bungie anunciou a 3ª expansão de Destiny, intitulada Ascensão do Ferro. Lançada no dia 20 de setembro 2016 para Xbox One e PlayStation 4, o conteúdo adicional expande o passado do universo de Destiny e nos apresenta a novas ameaças.

Ao contextualizar o jogador sobre eventos anteriores, essa nova expansão nos leva a travar uma batalha contra Siva, uma forma de vida inorgânica nanotecnológica criada por mãos humanas. Ela pode tomar várias formas, sendo as aparências de enxame, ramificações e estruturas octaédricas (semelhante a magnetita) suas formas mais frequentes. Dotada de uma capacidade peculiar, a Siva parece aprender com tudo aquilo que consome. Dadas suas características, peculiaridades, inteligência e vontade própria, seus usos e implicações são infinitos. Sabe-se, basicamente, que a criação dela foi concebida com um um único objetivo: a Ascensão. Porém, os humanos perderam o controle sobre ela, e assim, a Siva caiu nas mãos dos decaídos.

“Mas de onde veio Siva e por que ela não apareceu antes no game?” 

Nós explicamos: muitos anos atrás, não existiam Guardiões; havia apenas os Senhores do Ferro. Eles viveram no período final da chamada Era Dourada, quando o Viajante ainda estava se aproximando da Terra. Armados com seus Machados de Ferro, os Senhores do Ferro lutavam bravamente contra Siva. Em uma dessas batalhas, eles conseguiram conter a inteligência artificial dentro de uma câmara de isolamento. Essa luta custou a vida de quase todos Senhores do Ferro, e para selar a prisão da ameaça, foi necessário o sacrifício da maioria dos Senhores de Ferro restantes: Radegast, Perun, Felwinter, Gheleon, Silimar, Jolder e Skorri. O único sobrevivente foi o Mestre Saladino.

A fim de honrar o sacrifício dos Senhores de Ferro, foi construído o Templo de Ferro. Imponente e místico, seu complexo se situa no Pico de Felwinter e suas fogueiras queimam incessantemente. Nele, habita o Mestre Saladino, da classe dos Titãs. Imortal, porém não invencível.

pico de felwinter

Pico de Felwinter

“…e quando nós, Senhores do Ferro, conquistarmos algo digno de batalha, que imortalizemos nossa vitória com um templo, um farol para todos que seguirem o caminho que sucederá. E que as verdades daquela batalha vivam somente em suas criptas, mantidas sagradamente por um juramento perpétuo digno de nossa Luz e sacrifício, para que nossa paz nunca saiba dos horrores que enfrentou, selada em segredo até que a Luz torne-se Treva, para todo o sempre…”

Muito tempo passou e Siva permanecia isolada. O último Senhor de Ferro, Mestre Saladino, sabia que ela retornaria. Ele esperou pacientemente, estabelecendo-se em Felwinter e protegendo o Tempo de Ferro,  aguardando o retorno dessa ameaça. E assim foi. Dotados de ganância e pouca inteligência, os Decaídos encontraram a Câmara de Isolamento e fizeram contato com a Siva, libertando a praga novamente. Não demorou muito para essa praga espalhar-se pelos arredores da região de quarentena do Cosmódromo — que fica na região da Rússia, na Terra — e criar novas ameaças. Essa região, hoje, é conhecida como as Terras Pestíferas.

E o que os Decaídos acham — em toda sua ganância — que podem fazer com a Siva? Pois bem, já sabíamos que a prática da mutilação faz parte da cultura decaída, bem como modificações corporais; mas agora as coisas ficaram mais sérias: eles estão injetando Siva em seus corpos modificados, unindo Carne e Metal. Mas até que ponto eles terão controle sobre a Siva dentro de seus próprios corpos mutilados? A resposta se revelará na nova Incursão, que exige um esquadrão de seis membros.

A nova expansão contém:

• Nova campanha e missões de história (5)
• Novas armaduras e equipamentos
• Novas armas
• Nova Incursão
• Aumento do nível máximo de Luz
• Novo Assalto
• Nova zona: “Terras Pestíferas” e espaço social
• Novo modo e mapas para o Crisol
• Nova facção e chefões inimigos

Há de se considerar também o novo livro de Missões da Ascensão do Ferro Ano 3, que conta com 32 missões a serem completadas. Conforme seu progresso neste Livro aumenta, você conquista recompensas.

Sobre a exploração

O level design das novas regiões e área social, bem como sua ambientação, estão espetaculares e justificam a exclusividade do conteúdo para a atual geração. A jogabilidade continua fluída como sempre e o conteúdo adicional não tira nenhum elemento, apenas soma conteúdo àquilo que já conhecemos. Se você estava esperando algo que reformulasse a maneira de jogar Destiny, poderá se decepcionar. O que foi feito apenas acrescenta e refina a maneira de jogarmos Destiny.

A nova Incursão

A nova incursão, chamada de Ira das Máquinas, está tão boa quanto esperávamos. O trabalho em equipe é fundamental e a proposta nunca esteve tão clara: todos devem ter uma função para que os objetivos sejam cumpridos da melhor maneira possível. A comunicação se apresenta de maneira fundamental para a realização dos objetivos, como sempre. Investir alguns minutos explicando o que deve ser feito e o porquê (entender os mecanismos é primordial) pode significar economia de tempo, além de te recompensar com uma vitória logo na primeira tentativa, mesmo não tendo a quantia de Luz aconselhada.

O novo Assalto

O novo Assalto se passa nas Terras Pestíferas. Um antigo cientista Arconte sequestrou vários indivíduos de uma outra raça alienígena e está usando-os como cobaias, fazendo experimentos macabros com Siva neles.

Além disso, o assalto de Sepkis Prime foi refeito, com a justificativa de que os Decaídos ressuscitaram seu Deus-Mecanoide utilizando a Siva. Nós aqui do Jogazera não veneramos deuses-máquinas, mas a trilha sonora…

A história por trás das quests

É muita história pra pouca quest. Para entender todo o pano de fundo, aconselho que leia o Grimório.

Considerações Finais

Destiny é um marco na história dos games. Já estamos no seu 3º ano, sua comunidade continua em alta e continuamos a descobrir coisas novas desse universo tão complexo e imersivo. Espero que outros anos venham e que Destiny tenha ainda muitos anos de vida. Esse game é, para mim, de longe, o jogo de maior vida útil. Nunca me dediquei tanto a um jogo. Sua história me cativou e suas mensagens me inspiram a buscar a Verdade. Esteja ela onde eu a procurar.

Entre no nosso clã e explore a nova Incursão conosco!