Em Metal Gear Survive, um desenvolvedor que participou na produção de MG Survive e plenamente revoltado com a atual situação da franquia, pode ter deixado uma mensagem secreta enaltecendo a Kojima Productions e lamentando a morte horrível da franquia.

O youtuber YongYea (link abaixo) fez uma análise completa da mensagem, que pode ser vista nas primeiras cutscenes do jogo. A cena em questão mostra um dos soldados da Mother Base com uma lista sobre a relação entre os desaparecidos e mortos em ação durante os eventos da campanha.

A mensagem, de acordo com os nomes na lista, diz o seguinte: “[De:] Vengeful Mosquito MG [K.I.A] KJP FOREVER [Para:] Bastard Yota [e] Cunning Yuji”. Decifrando o que cada coisa quer dizer, o primeiro soldado da lista com o codenome “Vengeful Mosquito”, de acordo com o youtuber, pode ser um desenvolvedor anônimo dentro da Konami, com o espírito vingativo por tudo o que aconteceu na empresa e com a franquia.

Já ”MG” pode significar a sigla “Metal Gear” e os dizeres “K.I.A” significa ‘‘killed in action”, ou seja, morto em ação, significando como a franquia sucumbiu após a saída de Kojima. “KJP Forever” se traduz como “Kojima Productions para sempre” e os nomes Yota e Yuji são, literalmente, o diretor e produtor de MG Survive, respectivamente, com os xingamentos “bastard” e “cunning”.

Caso essa mensagem realmente foi intencional (e tudo indica que sim), é um sinal de como a cultura está decadente dentro do estúdio que fez o jogo. De qualquer maneira, foi um ótimo jeito de denunciar o que todos nós já sabíamos – dessa vez, de quem está por dentro.

No vídeo do Yong, você confere esse e mais detalhes – além de uma análise mais completa de tudo o que tá rolando ultimamente no submundo da Konami: