Alguns dias atrás, jogadores de Overwatch criaram um tópico no fórum oficial da Battle.net questionando qual exatamente é (e se há) a punição de rage quit. Logo em seguida, a Blizzard respondeu com maiores detalhes como, de fato, esse sistema funciona.

Basicamente, se você sair de muitas partidas e a porcentagem das últimas 20 “partidas jogadas” vs. “partidas completadas” for abaixo do limite requerido, o jogador receberá uma notificação bem clara sobre uma possível penalização no menu principal. Se houver continuidade do ato mesmo depois do aviso, será aplicada uma penalidade de 75% a menos de EXP em todas as jogadas futuras do usuário.

A penalidade não sumirá com o tempo, ao invés disso, o player terá que aumentar a mesma porcentagem citada anteriormente de “partidas jogadas” vs. “partidas completadas” para que esta fique acima do limite requerido, lembrando que mais uma vez o sistema se baseará nos últimos 20 jogos.

Se você for desconectado (por problemas na internet) ou for removido da partida devida inatividade, será contado como se você tivesse saído intencionalmente.

Algumas observações do admin do fórum a seguir:

  • Se você sair da partida antes da fase “Reúna sua equipe” terminar (i.e. antes de você começar a controlar o personagem):
    • Não será contada como partida jogada;
    • Você não será considerado quitter nesse cenário.
  • Se você sair da partida logo que ela acabar (i.e. quando você vê a tela de VITÓRIA/DERROTA):
    • Será contada como partida jogada – se o seu time ganhar, será contada como vitória;
    • Você não será considerado quitter nesse cenário.
  • Se você sair da partida depois que a fase “Reúna sua equipe” terminar e antes da partida em si acabar:
    • Será contada como partida jogada;
    • Você será considerado quitter nesse cenário.

Vale ressaltar que sair de uma ou outra partida não causará, de maneira alguma, a penalização. A Blizzard enfatizou que tem noção que devido a diversas circunstâncias, sejam elas internas ou externas, os usuários muitas vezes precisam se ausentar ao decorrer de uma partida. A penalização só se aplicará àqueles que, de tanto darem rage quit, o jogo entenderá como um comportamento habitual.

Para mais informações, dê uma olhada no tópico original.

Lembrando também que a Blizzard implementou uma punição muito mais severa para cheaters: banimento permanente, sem exceções.

Este artigo foi redigido por um de nossos colunistas esporádicos. Você também pode publicar um texto de sua autoria no Jogazera, basta clicar aqui e seguir as instruções. Boa sorte!