CEO da Epic Games à Microsoft: “Universal Windows Platform deve morrer”

Tim Sweeney, CEO da Epic Games – criadora da Unreal EngineGears of War e do aguardado Paragon – criticou abertamente o estado atual da nova plataforma da Microsoft em uma entrevista ao The Guardian e convidou que a indústria de desenvolvedores “lutem” e “se neguem” a desenvolver para a UWP (Universal Windows Platform), o novo formato de aplicações lançado junto com o Windows 10.

Segundo Sweeney o problema chave é o que já noticiamos aqui no Jogazera: a nova UWP da Microsoft é totalmente travada, de tal forma que os jogos não são instalados de forma completa e impedem que developers mantenham um relacionamento direto com seus consumidores, além das limitações aos jogadores.

Na entrevista ele deixa claro que não é contra existir uma loja dentro do Windows 10, mas sim contra a forma que foi implementado, onde aplicações UWP não seguem o padrão da API Win32 e não podem ser baixadas / distribuída de outros locais, pois não possuem arquivo .exe, o que torna obrigatório que tudo seja feito dentro da Windows Store – onde a Microsoft fica com uma bela fatia de 30% dos lucros.

Ele cita ainda que “a Microsoft precisa autorizar que aplicações UWP sejam acessíveis e gerenciáveis de forma livre, seja baixando diretamente do site do desenvolvedor ou de outras lojas como o Steam”.

Por fim, ele conclui que “se a Microsoft não se comprometer realizar estas mudanças, então a UWP pode e deve morrer, como resultado da reação negativa da indústria”, e que “jogadores, desenvolvedores e distribuidoras simplesmente não devem confiar na plataforma UWP enquanto a Microsoft continuar dando respostas evasivas a estes questionamentos”.

Resposta

Em resposta, Kevin Gallo, vice presidente do Windows na Microsoft, disse que “a UWP é uma plataforma totalmente aberta e disponível para qualquer desenvolvedor e pode ser distribuída por qualquer outra loja”(?), e que a Microsoft “continua realizando melhorias para desenvolvedores”, citando uma série de mudanças que tem sido feitas – mas que no final pareceu mais “chover no molhado” do que endereçar diretamente os comentários de Sweeney.

Agora é esperar para ver como o restante da indústria e os gamers irão reagir.

Eu por enquanto me recuso a comprar qualquer jogo via Windows Store.

Fonte: VG247.