CD Projekt Red esclarece equívocos sobre o desenvolvimento de Cyberpunk 2077

Embora tenha sido anunciado há mais de três anos, Cyberpunk 2077 se tornou um ídolo dos jogos mais esperados dessa geração. A CD Projekt Red, responsável pela franquia The Witcher, tem focado seus esforços nas aventuras de Geralt com o jogo principal e suas respectivas expansões há alguns anos, e Cyberpunk 2077 caiu no silêncio desde então.

O problema é: muita gente acha que a empresa nem começou o desenvolvimento de Cyberpunk ainda, e de acordo com um artigo publicado no portal Kotaku em uma entrevista com José Teixeira, artista de efeitos especiais da CDPR, essas pessoas não entenderam como desenvolvimento de jogos funciona.

Vários portais de notícias, inclusive nacionais, reportaram que o trabalho em cima de Cyberpunk ainda nem havia começado por causa de The Witcher 3, afirmando que o desenvolvimento ainda iria começar após o lançamento da expansão Blood and Wine. Teixeira desmentiu o fato:

Eu mencionei [em entrevistas passadas sobre Cyberpunk 2077] que estávamos atualizando nossa engine com base no feedback de quem jogou The Witcher 3. É uma atualização bem minuciosa. Praticamente todos os aspectos da engine estão sendo atualizados. O meu editor de partículas é quase uma nova ferramenta.

As notícias que foram publicadas online foram escritas de um jeito bem clickbait fazendo parecer que nem havíamos começando a trabalhar no jogo ainda. Eu não disse isso. Só estamos atualizando nossas ferramentas. Foi isso o que eu disse. É algo que todo estúdio que usa engines próprias tem que fazer de tempos em tempos. Só isso.

Quando um estúdio usa uma engine mais familiar, como a Unreal ou Unity, as atualizações para a produção de jogos mais complexos e recentes ficam a cargo da própria produtora da engine. Estúdios como a CD Projekt Red utilizam engines próprias, como a REDEngine usada desde The Witcher 2.

Os planos para o futuro da CD Projekt Red

Esse fato não quer dizer que o desenvolvimento do game tem que ficar parado: as coisas acontecem ao mesmo tempo, e o desenvolvimento de jogos existe em várias etapas com múltiplas facetas. Atualizar as ferramentas de criação não quer dizer atrasar o jogo em anos.

Embora Cyberpunk não esteja muito perto de ser lançado, o jogo sim já está em produção há algum tempo. Nos resta aguardar.