Há muito tempo não me interesso em um jogo de esporte. Os últimos e atuais jogos não são ruins, mas para fisgar meu interesse foi preciso haver o anúncio de Steep, jogo de esportes radicais na neve, em mundo aberto, desenvolvido pela Ubisoft.

A ideia me atraiu muito e fiquei ansioso para testar a demonstração do game na Brasil Game Show 2016, exclusivamente disponível no estande da Ubisoft. Apesar de considerar o jogo muito promissor não arrisco o palpite de sucesso certo, senti que ainda falta muita coisa para que o game tenha um bom desempenho técnico e de comunicação com o jogador, pois tive um enorme dificuldade para explorar a montanha, os menus e minhas opções de jogo.

Steep_capa_jogazera

O que senti jogando

De cara, uma sensação de liberdade ao ver a descida da montanha só para mim, então um certo incomodo por ver na tela o botão que trocava o esporte a ser praticado e notar que ele não funcionava bem. Tudo bem, desço a montanha em um esqui e percebo que os controles são bons, a demo parece revelar o game como um arcade porque me poupou ser interrompido após alguns erros e acidentes naturalmente fatais.

Eu adorei descer a montanha, ter fracassado algumas vezes, apesar do modo arcade tem desafio e causa uma enorme sensação de recompensa ao realizar um belo salto. Entretanto, eu esperava mais beleza, o cenário está muito cru e a renderização muito precária, os designs do ambiente e principalmente dos personagens não me agradaram.

Em um vídeo que assisti antes de jogar a demo soube que seria possível caminhar pelo cenário em busca de bons spots para praticar o esporte ou simplesmente para explorar o lugar em busca de satisfação ao ver a paisagem. Deu para fazer isso na demo, ou quase, possivelmente por ser apenas uma demonstração meu personagem tinha uma movimentação muito mal desenvolvida, assim como o menu que eu tinha para selecionar as condições de jogo, e, se havia maneira de aproveitar isso tudo melhor o game deixou-se perder por não ser intuitivo.

Uau, muitas reclamações para uma demo, não? Sim. Entendo que joguei apenas uma demonstração, mas o jogo está programado para ser lançado em dezembro deste ano e infelizmente tive uma experiência muito parecida ao jogar a demo de Assassin’s Creed Unity na BGS 2014 e perceber os mesmos defeitos na versão final.

steep_bgs_ubisoft_jogazera_2

O que espero para Steep

Torço muito para o sucesso do jogo, que me atrai com sua proposta, mas não me arrisco a apostar em seu sucesso, pelo menos imediato, gostaria de ver o game corresponder com a expectativa que eu tinha antes de jogar a demonstração na BGS e esperarei pelo  menos até um pouco depois de seu lançamento para comprá-lo, se comprá-lo.

Steep reúne em um cenário gélido as práticas de esqui, snowboard e wingsuit/paraquedismo. Em um mundo aberto poderemos explorar e praticar estas aventuras a partir de 2 de dezembro deste ano, no Xbox One, PlayStation 4 e PC.