Worms WMD

Análise: Worms W.M.D. é pura nostalgia com uma pitada de inovação

Worms W.M.D. é a melhor nostalgia que você consegue encontrar no seu PlayStation 4 hoje. Com os visuais remetendo aos clássicos da série (Armageddon e World Party), a mais nova edição das minhoquinhas mais simpáticas dos jogos (depois de Earthworm Jim, é claro) traz diversas inovações que combinam o saudosismo com um ar fresco para a série.

Explodindo tudo à sua frente

Assim como nos jogos anteriores, Worms W.M.D. consiste no mesmo objetivo: derrotar a equipe de minhocas inimigas. Para isso, você terá um incrível e bizarro arsenal à disposição. As armas são as clássicas bazucas, shotgun, uzi, granadas, taco de baseball, ataque aéreo e a incrível granada santa. Mas também existem inovações, como um ataque de satélite que faz desaparecer uma parte do mapa, uma ovelha presa na corda ninja e até mesmo uma bateria de celular com problema.

wormsw-m-d_newweapon_mountedgunsniper

Inovações além do arsenal

Além de algumas armas adicionais, o jogo traz três características nunca antes vistas na série. Uma delas é a presença de veículos e armas fixas no cenário: as minhocas podem pilotar tanques de guerra, helicópteros, um robô mecha e utilizar armas estacionárias. Cada veículo tem uma própria barra de vida e é capaz de causar um dano maior que as armas convencionais. Tanto os veículos quanto as armas montadas causam uma grande explosão ao serem destruídos, criando um certo balanço entre risco e recompensa de utilizar esses recursos disponíveis pelo mapa.

Worms WMD

A segunda inovação é a presença de edifícios. Cada prédio, torre, casa ou hangar possui uma estrutura interna que só pode ser vista quando alguma minhoca se aproxima da entrada; ao acabar o turno, o oponente não verá onde seus soldados estão escondidos, adicionando uma camada extra de proteção para seu time.

wormsw-m-d_newfeature_buildinginterior2

O último elemento inovador da série, mas não menos importante, é o upgrade de armas durante a partida. Você poderá coletar caixas com matéria-prima, permitindo que cada arma possa ser melhorada dentre uma ou duas variações. Por exemplo: o clássico taco de baseball também está presente na versão de alumínio, que faz a minhoca atingida voar mais longe e na versão flamejante, que causa um dano de fogo adicional. Outro exemplo é o jetpack, que pode ser construído em uma versão ecológica, assim consumindo menos combustível.

Sozinho ou com amigos, a diversão é garantida

O multiplayer do jogo inclui um modo local, um modo online casual e um modo online ranqueado para os jogadores que desejam ter o máximo da experiência competitiva. No momento que esta review é publicada, não está difícil de encontrar um oponente online. Mas acredito que depois de alguns meses, os servidores estarão tão vazios quanto os de Star Wars Battlefront.

O jogo também possui três modos single player:

  • Treinamentos – Modos que ensinam as mecânicas básicas de cada arma e alguns desafios para você ficar profissional com algumas delas.
  • Campanha – 30 missões que variam desde destruir uma minhoca específica, coletar a caixa marcada ou simplesmente aniquilar o time adversário. Também existem três objetivos paralelos por cenário que aumentam ainda mais o desafio.
  • Desafios – Um desafio um contra um onde você terá que usar o máximo de suas habilidades com o inventário mais limitado possível para derrotar seu oponente.

Worms W.M.D. é uma compra certa se você conheceu a série em seu auge e quer uma experiência casual e divertida. Para novos jogadores, a franquia pode não parecer um bom atrativo, mas se você der uma chance com certeza irá se divertir bastante. Dos lançamentos recentes, esse jogo é uma das melhores experiências para jogar localmente com os amigos.

[alert type=white]

Esta análise foi realizada com base na versão de PS4 gentilmente disponibilizada ao Jogazera pela desenvolvedora.

[/alert]