Worms W.M.D. é a melhor nostalgia que você consegue encontrar no seu PlayStation 4 hoje. Com os visuais remetendo aos clássicos da série (Armageddon e World Party), a mais nova edição das minhoquinhas mais simpáticas dos jogos (depois de Earthworm Jim, é claro) traz diversas inovações que combinam o saudosismo com um ar fresco para a série.

Explodindo tudo à sua frente

Assim como nos jogos anteriores, Worms W.M.D. consiste no mesmo objetivo: derrotar a equipe de minhocas inimigas. Para isso, você terá um incrível e bizarro arsenal à disposição. As armas são as clássicas bazucas, shotgun, uzi, granadas, taco de baseball, ataque aéreo e a incrível granada santa. Mas também existem inovações, como um ataque de satélite que faz desaparecer uma parte do mapa, uma ovelha presa na corda ninja e até mesmo uma bateria de celular com problema.

wormsw-m-d_newweapon_mountedgunsniper

Inovações além do arsenal

Além de algumas armas adicionais, o jogo traz três características nunca antes vistas na série. Uma delas é a presença de veículos e armas fixas no cenário: as minhocas podem pilotar tanques de guerra, helicópteros, um robô mecha e utilizar armas estacionárias. Cada veículo tem uma própria barra de vida e é capaz de causar um dano maior que as armas convencionais. Tanto os veículos quanto as armas montadas causam uma grande explosão ao serem destruídos, criando um certo balanço entre risco e recompensa de utilizar esses recursos disponíveis pelo mapa.

Worms WMD

A segunda inovação é a presença de edifícios. Cada prédio, torre, casa ou hangar possui uma estrutura interna que só pode ser vista quando alguma minhoca se aproxima da entrada; ao acabar o turno, o oponente não verá onde seus soldados estão escondidos, adicionando uma camada extra de proteção para seu time.

wormsw-m-d_newfeature_buildinginterior2

O último elemento inovador da série, mas não menos importante, é o upgrade de armas durante a partida. Você poderá coletar caixas com matéria-prima, permitindo que cada arma possa ser melhorada dentre uma ou duas variações. Por exemplo: o clássico taco de baseball também está presente na versão de alumínio, que faz a minhoca atingida voar mais longe e na versão flamejante, que causa um dano de fogo adicional. Outro exemplo é o jetpack, que pode ser construído em uma versão ecológica, assim consumindo menos combustível.

Sozinho ou com amigos, a diversão é garantida

O multiplayer do jogo inclui um modo local, um modo online casual e um modo online ranqueado para os jogadores que desejam ter o máximo da experiência competitiva. No momento que esta review é publicada, não está difícil de encontrar um oponente online. Mas acredito que depois de alguns meses, os servidores estarão tão vazios quanto os de Star Wars Battlefront.

O jogo também possui três modos single player:

  • Treinamentos – Modos que ensinam as mecânicas básicas de cada arma e alguns desafios para você ficar profissional com algumas delas.
  • Campanha – 30 missões que variam desde destruir uma minhoca específica, coletar a caixa marcada ou simplesmente aniquilar o time adversário. Também existem três objetivos paralelos por cenário que aumentam ainda mais o desafio.
  • Desafios – Um desafio um contra um onde você terá que usar o máximo de suas habilidades com o inventário mais limitado possível para derrotar seu oponente.

Worms W.M.D. é uma compra certa se você conheceu a série em seu auge e quer uma experiência casual e divertida. Para novos jogadores, a franquia pode não parecer um bom atrativo, mas se você der uma chance com certeza irá se divertir bastante. Dos lançamentos recentes, esse jogo é uma das melhores experiências para jogar localmente com os amigos.

Esta análise foi realizada com base na versão de PS4 gentilmente disponibilizada ao Jogazera pela desenvolvedora.

 

WORMS W.M.D.
Fórmula clássica da sérieElementos inovadores para o gameplayExcelente multiplayer local
Não atrativo para quem não conhece a série
8.5Valor Total
Votação do Leitor 2 Votos
7.8

Comentários

  • Alguém jogou esse e o Battlegrounds, pra ter uma comparação? Eu tenho o Battlegrounds mas não me animei muito com ele.

    • Renan Pessolano Almeida

      Cara, eu não lembro de ter jogado. Mas deve ser no mesmo esquema. Esse aqui me lembrou MUITO o World Party