World of Final Fantasy foi um jogo que praticamente passou despercebido em seu anúncio, pois seu primeiro trailer foi divulgado logo após o Remake de Final Fantasy VII. Mas trailer após trailer, o jogo foi mostrando seu charme e qualidade.

Dois irmãos salvando o(s) mundo(s)

O jogo traz a história dos irmãos Reynn e Lann, que viverão novamente as aventuras de suas vidas passadas para salvar o mundo de Grymoire das forças malignas. Um dos pontos de destaque do jogo são os diálogos muito bem escritos, que sempre trazem piadinhas e tirações de sarro entre os personagens. Ao longo da história, você passará por diversos lugares que irá reconhecer dos outros jogos da série e encontrará os personagens mais icônicos e carismáticos de cada jogo.

World of Final Fantasy

World of Final Fantasy

Além das missões principais, existe uma sala similar à Velvet Room de Persona, com a “Garota-que-não-lembra-seu-nome”. Ela colocará Lann e Reynn para ajudar os personagens clássicos da série, como Warrior of Light, Tifa, Cloud, Squall e outros. Em troca, você receberá a opção de invocá-los como auxílio em suas batalhas mais difíceis.

Temos que pegar!

O grande charme do jogo está em seu sistema de batalha, que é simples e completo ao mesmo tempo. A simplicidade está no sistema Active Time Bar (ATB), já conhecido dos veteranos de Final Fantasy, mas também há o sistema de Mirages, que são os monstrinhos que você pode capturar ao decorrer do jogo para lutarem ao seu lado. Assim como em Pokémon e Ni No Kuni, você terá que capturar as criaturas selvagens que habitam o mundo para auxiliar os protagonistas no combate. Para capturar as Mirages, existem certas condições que variam de monstro para monstro e devem ser atendidas, como: realizar um ataque físico, realizar um ataque elemental, infligir alguma condição e até mesmo curar o monstro.

Cada Mirage tem sua árvore de habilidades no formato conhecido de FF-X, o Sphere Grid, e após atingir um certo nível ou obter algum ítem especial, ele pode evoluir para sua versão mais poderosa.

World of Final Fantasy

O que é esse monstro na minha cabeça?

Os monstrinhos podem ser combinados em formações chamadas de Stacks, onde você irá equilibrar as Mirages na cabeça dos nossos heróis. Cada monstro tem um tamanho definido, variando entre pequeno (S), médio (M) e grande (L) e as combinações serão sempre do tipo: L > M > S. O tamanho de Reynn e Lann também pode ser alterado, quando você passa da forma Jiant (L), que são os tamanhos originais para a forma Lilikin (M), que é a versão Chibi do mundo de Grimoire.

As combinações de Mirages vão muito além da estética. As resistências, fraquezas, habilidades e status também são combinados de modo a formar uma única criatura mais forte que os três separados. Então, em cada dungeon você terá que procurar a melhor combinação para não se tornar um alvo fácil dos monstros. O equilíbrio é um elemento interessante que afeta também os Stacks, alguns ataques específicos afetam a estabilidade de sua pilha e, se ela for quebrada, os personagens são derrubados e ficam incapacitados por algum tempo. O mesmo se aplica aos inimigos: para capturar alguns monstros, você terá que desconstruir o Stack deles e capturar cada Mirage separadamente.

World of Final Fantasy

Se o balanço do seu Stack está afetado, a melhor coisa a fazer é desmontar e montá-lo novamente para se recuperar.

Final Fantasy com uma pitada de Kingdom Hearts

Os gráficos do jogo remetem muito ao estilo de Kingdom Hearts, tanto no design de Reynn e Lann quanto no modelo de alguns monstros. Os cenários são muito coloridos e bem desenhados, alguns deles você irá reconhecer dos jogos clássicos e outros são totalmente novos. As dungeons, que são uma mistura de puzzles e muitas batalhas aleatórias, agradam os fãs de JRPG, mas podem ser vistas como um grinding excessivo para os jogadores novos.

Conclusão

World of Final Fantasy é uma mistura de diversas mecânicas para criar uma grande homenagem à essa série de RPG que marcou a vida de muitos jogadores. Assim como Persona Q, o jogo agradará mais aos fãs da série do que aqueles que estão se familiarizando agora com Final Fantasy. O sistema de batalha ATB é simples, mas as Mirages trazem a complexidade necessária para deixar o jogo extremamente interessante. A história irá trazer memórias de lugares já visitados em jogos anteriores e o tom bem humorado só contribui para deixar o jogo leve. Se você for fã da série, World of Final Fantasy é uma compra certa.

Esta análise foi realizada com base na versão de PS4 gentilmente disponibilizada ao Jogazera pela Square Enix. World of Final Fantasy está disponível para PlayStation 4 e PS Vita.

World of Final Fantasy
Mecânicas simplesReferências à outros jogosSistema de Mirages completo
Jogo pode não ser atrativo para quem não conhece da série
9Valor Total
Votação do Leitor 1 Voto
10.0