Transistor é o segundo game da Supergiant Games, empresa responsável pela criação de Bastion, lançado em 20 de maio de 2014. O jogo traz várias características de seu antedecente, como a perspectiva isométrica, a beleza no detalhe dos cenários e personagens e uma narração característica. (Alias, essa narração parece estar virando um “trending” nos Indies).

Uma cantora sem voz e sua espada falante

O jogo é focado em Red, uma famosa cantora da cidade de Cloudbank que perdeu sua voz misteriosamente. A primeira cena é o encontro de Red com um homem desconhecido que acabou de ser morto por uma espada diferente, chamada Transistor, que absorveu sua consciência.

A cidade de Cloudbank acabou de ser atacada pelo chamado the Process, um exército de robôs e maquinas controlados por um grupo chamado de Cameratta. A narração do jogo é feita pela voz de Transistor, que vai dando direções e explicando à Red o que aconteceu com a cidade.

A espada também é capaz de absorver a essência das vítimas do Process, adiquirindo assim, novas habilidades, dando mais dinamismo e versatilidade ao jogo.

Transistor

Planejar ou atacar?

Uma grande vantagem de Transistor é a possibilidade de escolher entre planejar seu turno e prever cada movimento possível, gerando com isso um leve tempo de “cooldown” ou utilizar suas habilidades em tempo real. Quando uma batalha é iniciada, forma-se um perímetro ao redor de Red, forçando você a utilizar de todas as ferramentas que o jogo te dá para derrotar o inimigo e ao final de cada batalha, você irá conquistar pontos de experiência, mostrados em porcentagem. Não existem encontros aleatórios e não há como fugir deles.

Montando seu próprio combo

Quando Red sobe de nível ou Transistor absorve uma nova essência, ele adiquire novas habilidades e essas habilidades podem ser utilizadas e combinadas para melhorar o combate. Mas existem alguns limitadores, cada habilidade consome uma quantidade de memória e um slot para ser utilizada e isso é liberado com a progressão de níveis de Red.

Cada habilidade pode ser equipada de três formas:

  • Active: Este é o modo que você irá utilizar a função em  combate. Ela será uma das suas quatro habilidades;
  • Upgrade:  Modo que é possível combinar as funções; deixando-as mais poderosas e com outras propriedades
  • Passive: Neste modo, a função irá prover um bônus passivo à Red que pode ser vida, dano, um escudo que absrove dano, entre outros.

Controlando a dificuldade

Assim como em Bastion, existem alguns modificadores de dificuldade que podem ser ativados durante o jogo, recompensando-o com mais experiência. Se você ativar todos os modificadores, o jogo fica incrívelmente difícil e desafiador.

2014-07-27_00003

Beleza nos mínimos detalhes

Todos os cenários são muito bem desenhados e detalhados, com um toque cibernético e e formas geométricas, Cloudbank é de uma beleza única e envolvente, com diversas informações que podem ser acessadas e em algumas delas é possível fazer alguns comentários. Uma grande parte adicional da história está nesses terminais, então vale a pena consultá-los as vezes.

A trilha sonora é outro fator importante, todas as músicas possuem uma característica única e envolente, uma mistura de vocais e trilhas instrumentais só podem acrescentar qualidade à Transistor.

Transistor Review

[one_half]

  • Ótimo gameplay;
  • Incríveis visuais;
  • Versatilidade no estilo de jogo.

[/one_half]

[one_half_last]

  • Relativamente curto (6 horas);
  • História pode parecer confusa e incompleta no começo.

[/one_half_last]