Análise – Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call

Nostalgia combinada com elementos de progressão fazem deste jogo um dos melhores Spin-offs da série Final Fantasy. Ao “pensar fora da caixa” a Square Enix acerta em cheio em um jogo para cativar os fãs da série.

O que acontece quando alguém resolve misturar Final Fantasy com Guitar Hero? A combinação nada usual resultou em Theaterythmn Final Fantasy, jogo produzido pela Square Enix de grande sucesso em 2012, atingindo o Metascore de 78/100, mas com um repertório pequeno, contando com apenas 70 músicas e falta de diversidade.

Theaterythmn Final Fantasy: Curtain Call, a segunda edição do jogo lançada em Setembro de 2014, traz um repertório bem maior: 212 músicas, juntamente com 70 outras disponíveis como DLCs pagos, e um novo modo de jogo. Nostalgia é um grande sentimento, que está sendo usado excessivamente como força comercial ( salvo todos os Remakes anunciados e lançados em 2014)

O jogo conta com três modos de música diferentes: Battle Music Stages (BMS), Field Music Stages (FMS) e Event Music Stages (EMS) e para cada música, três dificuldades diferentes.

Battle Music Stages

São geralmente as músicas presentes durante os momentos de ação do jogo, ou seja, as batalhas. Durante a música, seu time batalha contra diversos monstros, cada nota certa representa um golpe no monstro e para cada nota errada, seus personagens perdem um pouco de vida.

Field Music Stages

Essas músicas já são mais calmas e representam os temas de cidades, mapas diversos e outros locais. Durante a música o personagem percorre uma jornada por um terreno que o fará lembrar do respectivo jogo. Notas erradas podem resultar em seu personagem “tropeçar” e ser substituído pelo próximo membro da equipe.

Event Music Stages

Este é o modo com menos músicas no jogo, pois a música é tocada durante algum trailer ou cinematic. Seus personagens não aparecem aqui, apenas o vídeo e as notas a serem tocadas. No início é difícil prestar atenção no vídeo e nas notas.

O jogo conta com diversos elementos de RPG, pois ao final de cada missão, seu time ganha pontos de experiência e ao subir de nível, podendo aprender habilidades novas, que o ajudarão no progresso das músicas mais difíceis. Seus personagens também podem progredir com alguns cards específicos, obtidos ao final das músicas.

Se você se cansar de jogar músicas aleatoriamente, o jogo possui o chamado Quest Medley, que são sequências de músicas geradas aleatoriamente com um chefão no final. Após terminar uma quest, uma nova, de nível maior, é liberada e se você falhar durante a quest, uma outra quest de nível intermediário (maior que a última completa, mas menor que a em que você falhou) também é liberada.

Um dos pontos mais interessantes do jogo, além das músicas, é o acervo de personagens, com um incrível número de 65 (recorde de personagens jogáveis na série Final Fantasy). Você poderá colocar seus heróis e vilões para batalhar lado-a-lado ao som das mais diversas músicas e de acordo com seu time, você poderá ganhar bônus ao final de cada música.

Theatrhythm_CC_Characters

Existe também um modo para você disputar contra outro jogador ou contra a própria máquina, chamado de Versus Mode. Este modo lembra muito o versus da série Guitar Hero, quando você acerta uma sequência de notas, você poderá utilizar “poderes” para sabotar o oponente e, nas dificuldades mais altas isto se torna muito frustrante e difícil pois a quantidade de vezes que o computador irá te sabotar é imensa. Nas imagens abaixo você poder ver, na segunda tela, a quantidade de poderes para sabotar o outro jogador.

Um outro ponto negativo do jogo são as DLCs, até agora foram lançadas 62 músicas que incluem outros jogos como: Bravely Default, Romancing SaGa e Chrono Trigger e 7 personagens novos. O grande problema deste conteúdo adicional é o preço; cada música tem um valor entre US$ 0.99 e US$ 1.99 e não existe um “pack” ou “season-pass” para o jogo, fato que acaba deixando Curtain Call muito mais caro, se você desejar a experiência completa.

theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call

[one_half]

  • Músicas da série
  • Variedade de personagens
  • Quest Medley

[/one_half]

[one_half_last]

  • Preço das DLCs
  • Versus Mode

[/one_half_last]