Lançado em 28 de julho para PS4 e PC, Sundered é um jogo do estilo metroidvania desenvolvido pelo estúdio Thunder Lotus Games, os criadores de Jotun. Sundered possui belíssimos gráficos desenhados à mão, com um estilo de arte único e inúmeras referências à obra de H. P. Lovecraft, um dos mestres do horror e da fantasia, e teve uma campanha de sucesso no Kickstarter.

Em Sundered, o jogador controla Eshe, uma andarilha que é abduzida por uma energia maligna para dentro de um complexo de cavernas. No passado, essas cavernas abrigavam uma relíquia com poderes místicos e seus devotos, conhecidos como Eschatons. Mas o local foi perturbado por uma expedição científica, batizada de Valkyrias, corrompendo as energias das cavernas. O conflito entre Eschatons e Valkyrias é representado pelo slogan do jogo, Resist or Embrace.

O mapa de Sundered possui fronteiras imutáveis, mas o seu interior é construído por labirintos menores que se modificam toda vez que o jogador morre (exceto por algumas salas onde encontram-se habilidades e bosses). O recurso de randomização dos cenários impede a memorização, estimula a exploração, e faz com que o jogador dependa ao máximo de sua própria capacidade para progredir. Após algumas horas de jogo, é possível notar certo padrão na construção dos cenários, algo que não chega a incomodar mas certamente prejudica o fator “surpresa”.

Para acessar determinadas áreas dos cenários, o jogador depende de novas habilidades, como pulo duplo, canhão, gancho, entre outras. Tais habilidades são adquiridas explorando o mapa. E esta exploração não será trivial, já que hordas absurdas de inimigos surgem, aleatoriamente, sempre que um alerta sonoro é emitido. Infelizmente, não há uma variedade muito grande de inimigos. Geralmente os combates são simples (smash button), mas satisfatórios. Em contrapartida, a jogabilidade é excelente, os movimentos precisos e a movimentação fluida. E as batalhas contra os chefes faraônicos são épicas.

Em Sundered, a morte é inevitável, mas necessária. Sempre que morrer, Eshe é transportada para o Santuário, local onde o jogador poderá consumir a experiência adquirida em uma vasta Árvore de Habilidades, melhorando a sua força de ataque, resistência a dano, quantidade de HP, entre outros atributos que tornarão a exploração mais duradoura.

A inovação de Sundered está na capacidade de modificar – ou não – as habilidades adquiridas. O principal colecionável do jogo, Elder Shard, pode ser consumido para corromper habilidades, tornando-as mais poderosas (o pulo duplo, por exemplo, se transforma na possibilidade de planar). Ou, caso não deseje se corromper, o jogador tem a opção de destruir os Elder Shards em uma fornalha, desbloqueando atributos únicos na Árvore de Habilidades.

Consumir os Elder Shards para corromper suas habilidades, ou destruí-los na fornalha, é outra referência ao slogan do jogo, Resist or Embrace. Fazendo uma dessas escolhas, o jogador estará apoiando os Eschatons ou as Valkyrias, e trilhando para realizar um dos múltiplos finais do jogo.

Sundered possui um combate frenético com jogabilidade fluida, cenários deslumbrantes gerados proceduralmente, incansáveis hordas de inimigos, dificuldade bastante elevada e uma árvore de habilidades gigantesca para evoluir o seu personagem. Contudo a alta taxa de mortalidade, que obrigará o jogador a revisitar áreas já conhecidas, bem como a pouca variedade de cenários e inimigos, podem torná-lo um pouco repetitivo.

Se você busca por essas características e é um entusiasta do gênero, Sundered é sem sombra de dúvidas um jogo que vale a pena dar uma chance.

A análise de Sundered foi realizada com base na versão de PS4 gentilmente cedida pela produtora. Sundered está disponível para PlayStation 4 e PC.

Sundered
Jogabilidade excelenteCenários belíssimosLore riquíssima, com referências a Lovecraft
Loadings demoradosAlguns travamentos no PS4Cenários e inimigos um pouco repetitivos
8.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
0.0

Comentários