Análise – Sonic Forces

Já não é de hoje que os jogos do Sonic fazem os fãs torcerem o nariz. E este aqui que vos escreve faz parte do time que reluta antes de começar uma nova jornada, na pele do amado ouriço azul. Mas, sejamos justos: Os maiores críticos do Sonic são aqueles que, antes de qualquer coisa, não são mais tão fãs ou simplesmente não nutrem nenhum tipo de carinho pela franquia.

Seja sincero.

Em 2017 a SEGA entregou Sonic Mania, que foi um grande presente para os nostálgicos entusiastas e reservou, para o último quarto do ano, Sonic Forces. Sem o brilho de Mania, Forces aposta numa narrativa cinematográfica, personalização e coloca praticamente todas as fichas naquele fator que muitas empresas esquecem: a honestidade.

Entre para o time e salve o mundo

Em Sonic Forces você entra na pele do Sonic moderno, o Sonic “barrigudo” e no seu próprio personagem – esta que foi a grande novidade que a SEGA preparou para os fãs.

A princípio achei que essa ideia de construir um avatar e jogar as fases do Sonic seria algo meio nonsense demais. Convenhamos: por que diabos jogar com outro personagem se você pode ser o Sonic? Bom, tudo isso muda quando você começa o jogo. A construção de personagem é detalhada, na medida do possível, e conforme você progride vai habilitando uma quantidade imensa (sério, são muitos itens) de acessórios, armas, skins e tudo o que você pode imaginar para deixar o seu personagem o mais diferentão possível.

Mas como o seu personagem é introduzido na trama, Daniel?

Então, a coisa é meio do nada. Mas se você se acostumou e/ou gostou de todos aqueles personagens que foram apresentados a franquia, durante todos esses anos, a idéia de ter um novo herói junto com os amigos do Sonic não é nada bizarra.

Por muitos momentos você será um personagem meio coadjuvante, afinal é normal que o Sonic seja O CARA, mas conforme a história se desenrola você entende o seu papel e, até tudo isso ficar claro, você certamente já terá se apegado ao seu herói.

Vai por mim, mudar a aparência do seu personagem antes de cada fase será, com toda certeza, uma das coisas mais divertidas nesse jogo!

Heróis nunca morrem

Como todo fã das antigas, eu acho que Sonic não precisa de muito fru-fru pra ser interessante. O lance é o Robotnik ameaçar os bichinhos, soltar suas máquinas e vamos lá catar argolas e arrebentar esse cientista doidão. Ponto final. Corre-corre e ganha o jogo.

Parece pouco pra você? Então senta aí.

Sonic Forces, diferente dos clássicos de Mega Drive, traz uma narrativa totalmente cinematográfica. E, dentro dessa narrativa, o jogo separa sua história em três núcleos: A base de operações, liderada por Knuckles e seu personagem personalizado; Sonic e Tails, fazendo uma homenagem aos velhos tempos; E o núcleo do Sonic “moderno”, onde ele tenta reencontrar seus amigos.

A sensação de se estar dentro de um filme de super-heróis é notável – principalmente se você é familiarizado com a atual febre de filmes da Marvel e DC, que bombardeia o mundo do cinema. Inspirado nesses filmes, o roteiro passeia por momentos altos e baixos, levando o seu personagem a viver uma clássica jornada do herói, onde aos poucos ele se torna crucial para a história.

Para muitos isso pode não ser condizente com o legado de Sonic mas, acredite, em Forces funcionou muito bem e a diversão é constante.

Tudo é muito criativo e todas as fases te intrigam e te desafiam a conseguir melhores tempos, pegar os itens espalhados e concluir tudo da melhor forma possível. Você não vai querer que o seu herói seja “qualquer um”.

Vale a pena?

Sonic Forces é um bom jogo, que traz um tanto de fã service para o público, mas não deixa de ser genuíno. Apesar das fases um tanto curtas e de um gameplay mais ligeiro do que poderia ter sido, a trama é bem honesta e evidencia o que a SEGA quis: entregar um jogo divertido.

Aqui, o foco está em ter o personagem mais badass, experimentar os modos secretos que vão sendo habilitados com o tempo e tentar bater os recordes que são gravados em rankings globais.

Desafiador, divertido e com gráficos muito bonitos, Sonic Forces acrescenta um tempero diferente a linha do tempo do ouriço – mesmo com alguns problemas, que podem ser relevados. Trazer algo diferente demais para a franquia pode não ser muito bem visto pela comunidade, mas se você sentar em frente a sua TV e jogar de peito aberto, o novo game da SEGA pode sim te trazer horas de entretenimento.

Sonic Forces
Criação e personalização de personagem muito vastaDesafios online Fator replay
Fases muito curtas
7.5Valor Total
Votação do Leitor 5 Votos
9.5