Na geração dos remakes, a Nintendo não podia deixar de resgatar um de seus títulos de maior sucesso no Nintendo DS. Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story marcou época, com mecânicas clássicas de RPG mescladas a elementos rítmicos , que faziam das batalhas e da gameplay em geral algo totalmente único.

Agora, totalmente otimizado para o Nintendo 3DS, Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey retorna mais difícil, com mais fôlego mas sem tantas novidades consideráveis.

Lá e de volta outra vez

Sem mudanças na história, Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story é uma viagem da dupla Mario e Luigi para salvar o Reino dos Cogumelos – mais uma vez. Uma forte epidemia, causada pelo vilão Fawful, atinge os toads e cria o verdadeiro caos. Além disso, o vilão da vez acaba usando Bowser como uma arma mortal, fazendo com que o tartarugão aspire tudo e todos a sua volta – inclusive Mario e Luigi, é claro. Revoltado por ter sido “usado”, Bowser decide se unir aos protagonistas e a trama se divide entre os irmãos, tentando sair do corpo de Bowser e do anti-herói, tentando recuperar seu castelo e, de certa forma, ajudar o Reino dos Cogumelos.

Fora a história, o game vem com sua jogabilidade apurada, gráficos totalmente otimizados para o Nintendo 3DS e um apanhado de novidades na gameplay. Os inimigos aqui são um pouco mais espertos que no original e as batalhas possuem um elemento a mais de dificuldade – os movimentos, que dependem de timing para serem executados, são um pouco mais imprecisos (no bom sentido) e em algumas batalhas será um pouco mais complicado se esquivar ou executar determinadas manobras.

Diferente do original, que a dificuldade era bem rasa e o game funcionava mais como objeto a ser apreciado do que como um verdadeiro desafio, neste remake você terá que dominar um pouco mais os seus elementos rítmicos para se safar. As diferenças não são grandes, mas para quem jogou o clássicos recentemente certamente sentirá a mudança.

A jornada de Bowser Jr.’s

A grande novidade do remake é a campanha adicional, Bowser Jr.’s Journey. Contando um pouco dos bastidores da história principal, o jogador assume o papel de Bowser Jr. em uma aventura dentro do castelo do Bowser.

O outro lado da história é interessante, e cheio de bom humor como a trama principal, mas soma pouco em termos gerais.

A jogabilidade em Bowser Jr.’s Journey é basicamente a mesma de Minion Quest: The Search for Bowser, aventura extra de Mario & Luigi: Superstar Saga, no Nintendo 3DS. As mecânicas de batalha consistem em você reunir uma trupe de aliados para confrontar os batalhões adversários, estrategicamente. É tudo automatizado e existe pouca interação e comandos necessários para o combate fluir, tudo é muito fluído e rápido.

Além das batalhas existem os itens colecionáveis (alguns que podem ser adquiridos com os Amiibos do Mario, Luigi e Bowser) e um trio novo de vilões, capangas do Fawful que tentam tirar Bowser Jr. do caminho. Os “vilões” são divertidos mas não acrescentam muita coisa a história.

Vale a pena?

Se você é um grande fã dos RPGs da Nintendo com Mario & Luigi ou se nunca jogou um game da franquia, Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey podem ser uma boa pedida – caso você ainda tenha disposição de ligar seu Nintendo 3DS.

É interessante que a Nintendo ainda alimente o seu portátil do passado mas o esforço para trazer games como este seria mais bem visto em games do gênero para o Nintendo Switch.

Apesar de divertido, o game não traz grandes novidades. Ele cumpre bem o seu papel de remake, muito bem otimizado, mas não justifica o investimento – principalmente se você vive no Brasil, onde os games de 3DS custam uma fortuna.

Tudo igual no Mundo dos Cogumelos
Gráficos que exploram ao máximo o potencial do 3DSDificuldade balanceadaFaz jus ao original
Campanha alternativa sem muito brilho
7.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
0.0