Análise: Little Nightmares é belo, curto e rende momentos de muita tensão

Lançado em 28 de abril para consoles e PC, Little Nightmares é uma aventura de terror produzida pelo estúdio independente Tarsier (conhecido pela produção de Tearaway Unfolded e LittleBigPlanet), e publicado pela Bandai Namco. Apesar do visual minimalista e muito encantador, o jogo conta uma história sombria inspirada em pesadelos infantis, capaz de render momentos de muita tensão.

Em Little Nightmares controlamos Six, uma pequena garota de capa amarela que encontra-se aprisionada em um submarino. Através de controles básicos, como andar, pular e arrastar objetos, sua missão é resolver puzzles, escapar das armadilhas e encontrar a saída desse local sombrio.

A jogabilidade de Little Nightmares é simples e intuitiva, sem grandes inovações. O progresso do jogo é um misto entre momentos de calmaria, resolução de puzzles e exploração dos cenários, com trechos de perseguição pelas criaturas bizarras desse universo. Há alguns coletáveis espalhados pelo cenário, mas para não quebrar a imersão eu resolvi não dar muita atenção à eles.

Apesar de ser publicado pela gigante Bandai Namco, Little Nightmares é um jogo indie em vários aspectos, principalmente na duração: o jogo possui apenas cinco capítulos, e pode ser fechado tranquilamente em três horas.

A belíssima direção de arte do jogo, todavia, compensa a curta duração. Com cenários minimalistas, o estúdio Tarsier fez um ótimo trabalho de representação do universo infantil, com referências aos universos de Tim Burton e do filme “A Viagem de Chihiro”. A interface do jogo é totalmente limpa: não possui nenhum indicador, favorecendo o deslumbre visual.

Outro destaque é o áudio — também minimalista — de Little Nightmares, que na maior parte do tempo está presente apenas nos efeitos sonoros e sons dos objetos, e se intensifica nos momentos críticos, o que contribui para o clima de tensão.

Apesar de toda a sua simplicidade, Little Nightmares consegue utilizar muito bem os recursos visuais e sonoros para proporcionar uma experiência bastante intensa, e entregar um desfecho chocante, digno de um pesadelo, capaz de deixar alguns jogadores perplexos.

[alert type=white]

Esta análise foi realizada com base na versão de PS4 gentilmente cedida pela Bandai Namco. Little Nightmares está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

[/alert]