Lançado em 28 de abril para consoles e PC, Little Nightmares é uma aventura de terror produzida pelo estúdio independente Tarsier (conhecido pela produção de Tearaway Unfolded e LittleBigPlanet), e publicado pela Bandai Namco. Apesar do visual minimalista e muito encantador, o jogo conta uma história sombria inspirada em pesadelos infantis, capaz de render momentos de muita tensão.

Em Little Nightmares controlamos Six, uma pequena garota de capa amarela que encontra-se aprisionada em um submarino. Através de controles básicos, como andar, pular e arrastar objetos, sua missão é resolver puzzles, escapar das armadilhas e encontrar a saída desse local sombrio.

A jogabilidade de Little Nightmares é simples e intuitiva, sem grandes inovações. O progresso do jogo é um misto entre momentos de calmaria, resolução de puzzles e exploração dos cenários, com trechos de perseguição pelas criaturas bizarras desse universo. Há alguns coletáveis espalhados pelo cenário, mas para não quebrar a imersão eu resolvi não dar muita atenção à eles.

Apesar de ser publicado pela gigante Bandai Namco, Little Nightmares é um jogo indie em vários aspectos, principalmente na duração: o jogo possui apenas cinco capítulos, e pode ser fechado tranquilamente em três horas.

A belíssima direção de arte do jogo, todavia, compensa a curta duração. Com cenários minimalistas, o estúdio Tarsier fez um ótimo trabalho de representação do universo infantil, com referências aos universos de Tim Burton e do filme “A Viagem de Chihiro”. A interface do jogo é totalmente limpa: não possui nenhum indicador, favorecendo o deslumbre visual.

Outro destaque é o áudio — também minimalista — de Little Nightmares, que na maior parte do tempo está presente apenas nos efeitos sonoros e sons dos objetos, e se intensifica nos momentos críticos, o que contribui para o clima de tensão.

Apesar de toda a sua simplicidade, Little Nightmares consegue utilizar muito bem os recursos visuais e sonoros para proporcionar uma experiência bastante intensa, e entregar um desfecho chocante, digno de um pesadelo, capaz de deixar alguns jogadores perplexos.

Esta análise foi realizada com base na versão de PS4 gentilmente cedida pela Bandai Namco. Little Nightmares está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Little Nightmares
8.5Valor Total
Votação do Leitor 4 Votos
8.5