Os jogos usam de diferentes maneiras para se conectar com seus jogadores, seja por um gameplay intenso e que prende sua atenção, personagens carismáticos ou mesmo uma história marcante. Essas histórias também podem se projetar em nossas experiências pessoais, deixando esses jogos ainda mais intensos.

Concrete Genie, exclusivo de PS4 e desenvolvido pela Pixelopus, conta a história de Ash, um garoto que, com seu caderno de desenhos, consegue fugir da dura realidade e dos bullies de Denska para trazer as cores e vida de volta para o distrito abandonado.

Ash é um garoto solitário que adora desenhar diferentes criaturas em seu caderno, até que é atacado por um grupo de crianças e tem suas folhas espalhadas por todo o distrito de Denska. No farol, você encontra uma tinta mágica e pincel, que dá vida à sua mais recente criação – Luna, uma estranha criatura que vai te acompanhar na sua jornada para se livrar da escuridão.

Limpando a escuridão através das cores e formas

A jogabilidade se dá através de muita plataforma e exploração em um mundo semi-aberto, e sua principal mecânica está em pintar as paredes, acendendo uma série de lâmpadas para acabar com uma estranha escuridão, que domina Denska. Os controles para pintar podem ser feitos com o analógico ou com o sensor de movimento do seu controle. Balançando ele para cima e para baixo, você vai guiando através das grandes paredes, que servem como uma tela em branco. A pintura não é livre, mas feita com uma composição de figuras pré-prontas que você vai coletando ao explorar cada trecho do distrito. No começo tudo pode parecer um pouco limitado e você vai acabar pintando mais estrelas do que gostaria, mas com pouco tempo de jogo, pode criar verdadeiras obras de arte para que seus Genies se divirtam.

Para acompanhá-lo, você vai pintar as estranhas criaturas do seu caderno, chamadas de Genies, na parede. Há algumas opções de customização como orelhas, caudas, chifres e até alguns acessórios para enfeitar seus amiguinhos, mas no final do dia, ele será basicamente regido pelo corpo que você escolher. São 3 tipos de tinta que você desbloqueia durante o jogo e cada uma delas tem uma função bem específica. Os Genies vermelhos conseguem atear fogo em alguns objetos, liberando o caminho para você. Os amarelos conduzem eletricidade e vão te ajudar a restaurar a energia de alguns locais. Já os azuis assopram um forte vento, empurrando objetos para também liberar novos caminhos.

Sempre há alguém para atrapalhar

Junto com a exploração da cidade, você precisa constantemente distrair as crianças para que não seja pego por elas e jogado em algum canto, como no começo da sua aventura. Os caminhos pelo telhado são sempre os mais seguros e alguns gritos aqui ou ali podem atrair a atenção para deixar a sua frente livre para seguir. Se você for avistado, basta correr novamente para os telhados e fugir, até que os bullies percam-o de vista. 

Cada criança que o atormenta tem alguma experiência passada, que você vai entender ao começo de cada capítulo, mostrando que há um motivo por trás dessas péssimas atitudes.

No final do jogo, há uma seção de combate que é adicionada, apenas para mudar o tom da história e trazer um pouco mais de ação. São seções onde você precisa basicamente caçar uma criatura pelo mapa e usar repetidas vezes um dos três golpes disponíveis, desviando dos seus ataques, até derrotá-la. Esse combate acaba por ser simples demais, mas consegue trazer um novo ritmo para os momentos finais do jogo.

Criatividade solta em Realidade Virtual

Há também dois modos em VR disponíveis. Um deles é para você pintar livremente, com controles de movimento e todas as formas que já desbloqueou. O outro conta uma pequena história com Splotch, sua tinta mágica. Você vai começar pintando cenários 2D para depois ser levado a um belíssimo mundo 3D, onde sua criatividade vai estar livre para pintar os pedidos de Splotch.

Resumo

Concrete Genie conta uma história que vai desde o escapismo de Ash e as experiências passadas das outras crianças até um final bonitinho e tocante. Um jogo colorido, de uma beleza única e com cenários que vão se desenvolvendo com o tempo. A jogabilidade é simples, com novas mecânicas introduzidas o tempo todo e até uma pequena seção de combate no final. O jogo é curto, com algo entre 4 e 5 horas na campanha principal, mais alguns momentos extras caso queira explorar livremente o mundo em busca dos coletáveis que deixou passar.

Eu recomendo ele para você que curtiu experiências como Journey, Rime e Abzu.

Essa análise foi feita jogando em um PS4 regular com uma cópia para review enviada pela PlayStation
Análise: Concrete Genie é uma bela jornada de escapismo e criatividade
Cenários belíssimos e efeitos visuais são impressionantesHistória toca em temas comuns como bullying, escapismo e experiências do passado
Combate só é introduzido ao final da história e parece pouco desenvolvido
8Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos
0.0