Sabe os silenciadores que você usa em jogos? Eles não existem

Não, silenciadores não silenciam uma arma. O início deste artigo chega a ser paradoxal, não é mesmo? Silenciadores, supressores ou abafadores teoricamente deveriam… silenciar uma arma, certo? Na verdade, é isso que a indústria do entretenimento nos mostra, mas está longe de ser verdade. As tão famosas cenas furtivas de Splinter Cell, Hitman e Metal Gear Solid nunca poderiam ser feitas na vida real, e eu te explico o porquê.

Primeiramente, vamos tirar do caminho uma coisa: silenciador é um nome popular, porque teoricamente é mais direto. Um nome que faz mais sentido baseado na real função dessa feramenta é supressor, e se trata de um cilindro metálico que não faz nenhum milagre, apenas estende o cano da arma e absorve melhor a onda de choque dos gases de propulsão, dessa forma, a bala passa por um caminho maior e provoca um som menor.

Counter Strike Global Offensive

Armas de fogo possuem três fontes de ruído: a parte mecânica da arma que se movimenta, o sonic-boom (ruído provocado por objetos que ultrapassam a velocidade do som) e o ruído dos gases de propulsão em expansão. Os supressores são capazes apenas de amenizar o último.

Você deve estar se perguntando qual a real eficiência do supressor. Como comparação, tenha em mente que em geral, o som produzido por armas de fogo é de 160dB (dB é uma unidade de intensidade frequentemente utilizada com sons). A maioria dos supressores conseguem diminuir este barulho para 130dB, uma intensidade semelhante à da serra elétrica ou sirenes de ambulância. Sim, ainda é muito alto.

Mas se ainda é muito alto, por que usar um supressor? Pois é amigos, os famosos silenciadores que nós imaginávamos como ferramentas de agentes secretos na verdade é utilizado para disparar uma arma sem a necessidade de protetores de ouvidos, afinal, o dano sonoro de um tiro é muito perigoso, então, usam-se silenciadores para diminuir este dano.

Ainda falta uma última pergunta: E então por que os silenciadores nos videogames são totalmente mentirosos? Simples, ter uma ferramenta que praticamente elimine o ruído de uma arma é interessante para a mecânica de um jogo. Enquanto Splinter Cell e Hitman utilizam os supressores como formas de justificar sua jogabilidade furtiva, Call of Duty te dá a opção de diminuir o dano de sua arma e não aparecer no radar inimigo quando atira.

Então, não fique revoltado. Embora esse tipo de silenciador possa nunca chegar a existir, nos jogos e no cinema, são capazes de atingir o objetivo principal dessas indústrias: entreter.